terça-feira, 5 de abril de 2016

TUDO QUE VOCE PRECISA SABER SOBRE OS NOVOS MOTORES DE TRES CILINDROS.



Converso com muitas pessoas a respeito das inovações que vem surgindo em nosso mercado automotivo. Motores turbo, novos sistemas Flex...porém, tenho percebido que alguns ainda são reticentes a respeito dos motores de três cilindros. é certo, que pelo tamanho reduzido, eles parecem frágeis e pouco potentes. Até entendo, pois pelo porte eles realmente dão a impressão de que não vão dar conta do trabalho. Muitos inclusive se questionam a respeito da decisão das Montadoras de utilizar esse tipo de motorização.  

Quem acompanha o Blog sabe que sempre procuro desmistificar as questões relacionadas ao uso e manutenção dos carros, e hoje não seria diferente.  Então, caro leitor, mente aberta para o que está chegando. A pergunta certa para se fazer não é porque tiraram um cilindro? Mas sim, e porque não? Portanto, escrevi esse post justamente para que você possa esclarecer todas suas dúvidas a respeito desses pequenos notáveis. Boa leitura.

OS MOTORES DE TRES CILINDROS SÃO UMA NOVIDADE?
Não. O Motor de três cilindros já esteve entre nós. Foi o com o emblemático DKW Vemag e sua versão Perua Vemaguet, que foi fabricado no Brasil entre 1958 e 1967. Eles eram vendidos com um pequeno motor 1.0, de dois tempos, 1000 cm3 arrefecido a liquido, com três bobinas de ignição e mancais roletados. Pelo projeto inovador na época, também nos dias de hoje,  tal veículo conquistou fãs que se mantem por todos esses anos.  Em motos, como a Inglesa Trhyumph os motores de três cilindros são até uma tradição. E na década de 1990, logo após a abertura das importações tivemos o Suzuki Swift, o Dayhatsu Cuore e o Subaru Vivio. Não lembra deles? Sorte sua. Isso mostra que você não é tão velho quanto eu.

PORQUE AS MONTADORAS ESTAO INVESTINDO NESSES MOTORES?
Pela eficiência e economia. Quanto menos componentes móveis tiver um motor, menor as perdas geradas por atrito e maior o seu rendimento geral. Além disso, por ter um cilindro a menos, sua sede por combustível é mais comedida, favorecendo também a emissão de poluentes. Ainda são mais leves, compactos e baratos de serem produzidos. Esses fatores resultam em um motor mais eficiente energeticamente, com baixo índice de emissões. E é justamente por esses Motivos que as Montadoras estão investindo neles. É a maneira que elas encontraram de atenderem as normas de emissões e eficiência exigidas em Lei.( Para saber mais leia o Post sobre o INOVARAUTO )

ENTÃO Os motores de três cilindros vieram pra ficar?
Pode estar certo que sim! Daqui pra frente, todos os motores 1.0 serão três cilindros. É um caminho sem volta! Até o momento, quatro montadoras utilizam esses motores, ( VW, Kia, Hyundai e Ford ), em sete modelos distintos, ( UP!, Fox, Novo Gol, Novo Voyage, Picanto, HB20 e Ka ). Mais três montadoras anunciaram lançamentos até o ano que vem, ( FIAT, Peugeot e Renault ). Essa configuração de três cilindros é ideal para o transito urbano, pois são capazes de produzir mais potencia e o mesmo torque que os motores de quatro cilindros. Além de serem mais leves e econômicos. Então, com tantas vantagens, quem vai querer insistir nos antigos motores 1.0 de quatro cilindros?

COM UM CILINDRO A MENOS, O MOTOR NÃO PERDE POTENCIA?
Não necessariamente. Como a cilindrada é mantida a mesma em relação ao tradicional motor de quatro cilindros não há perda de rendimento. Pelo contrário. O motor de três cilindros tem o mesmo volume interno que o tradicional de quatro, ou seja, ambos são 1.0, então temos uma vantagem para o motor impar, pois ele vai produzir a mesma potencia com um número de peças internas menor. Resumindo, faz o mesmo que o antigo, só que com menos peças.

eles são realmente mais econômicos?
Sim, e muito! Várias publicações especializadas já comprovaram em testes práticos que a configuração de três cilindros traz uma econômica de até 20%!!! Isso é comprovado! Vale lembrar que o modelo Flex mais econômico do País é um três cilindros, com direito a tudo que há de melhor hoje em dia, como turbocompressores e injeção direta de combustível , ( VW UP! TSI ). Vale lembra que ainda anda muito bem!!!

POR TER APENAS TRES CILINDROS O MOTOR VAI VIBRAR MAIS?
Verdade! Diferentemente dos motores pares de quatro, seis, oito ou dozes cilindros, onde o movimento dos pistões aos pares ajuda no equilíbrio do motor, os motores ímpares, de três e cinco cilindros vibram mais, pois não conseguem compensar o movimento de subida e descida dos pistões. Por esse motivo, eles fazem uso de alguns recursos como árvores de balanceamento, calços do motor hidráulicos e volantes com contrapeso. Não são um exemplo de suavidade de funcionamento, mas também não é nada que chegue a incomodar.

ELES SÃO DURÁVEIS?
Sim. Tanto quanto qualquer outro motor atual. Não confunda sua aparência pequena com fragilidade. Sua vida útil é similar ao de qualquer motor moderno, algo previsto pelo fabricante em torno de 250 a 300 mil quilômetros.

E OS CUSTOS DE MANUTENÇÃO DIMINUEM?
Sim. Só pelo fato terem um cilindro a menos eles apresentam menor número de peças móveis o que, consequentemente, reduz a possibilidade de problemas e desgaste. Além do que, pela falta de um cilindro temos uma vela de ignição a menos, o que elimina a necessidade de um cabo e uma bobina. A correia dentada desses carros tem uma razão de troca ampliada. No VW UP!, Por exemplo, o prazo de substituição é de 120 mil quilômetros e o do Ford Ka, 240 mil!!!!! Gostou, né? Com exceção do óleo, ( apesar de pequenos, esses motores utilizam quase a mesma quantidade que um de quatro cilindros convencional ), os custos com manutenção periódica caem consideravelmente.

VALE A PENA COMPRAR UM CARRO COM MOTOR DE TRES CILINDROS?
Se vale! Principalmente para aqueles bolsos que buscam um carro econômico, para uso urbano. Então não pense duas vezes. Saiba que nesse caso dos motores tri cilíndricos, menos é mais! Até o próximo Post.

3 comentários:

callpintto disse...

Excelente dissertação sobre esse pequeno notável, sem floreios e bem objetivo. Parabéns.

Anônimo disse...

Mentira que esses motores duram mais de 200.000km. Sou Engenheiro em uma PowerTrain nacionamizada e garanto que todos 3 cilindros sao descartaveis e feitos com componentes de qualidade duvidosa.

Anônimo disse...

ENGENHEIRO ULTRAPASSADO!!!