domingo, 7 de fevereiro de 2010

TUDO SOBRE RODAS ESPORTIVAS – PARTE II




Bem, utilizar um Jogo de rodas é uma prática bastante comum entre os apaixonados por carros, pois as rodas de liga leve, assim como os pneus de perfil baixo, ajudam a compor o visual. Mas, será que tais modificações trazem benefícios proporcionais ao investimento realizado? Ou será que estas alterações possuem apenas o caráter de maquiar o veículo com um ar mais esportivo?

É bom ficar esperto, pois antes de oferecer um toque de esportividade, a substituição das rodas pode alterar o comportamento dinâmico do carro, comprometer a estabilidade em curvas, e até mesmo aumentar o consumo de combustível. Por isso é bom prestar bastante atenção nas dimensões, Off-Set, furação e tipo de pneu utilizado.

Quando trocamos as rodas originais do carro, optamos normalmente por aros maiores, o que dá um efeito mais esportivo por preencher melhor o arco do paralamas. Passamos de aro de 14 ou 15 polegadas para mediadas de 17, 18 ou até 19 polegadas. Mas posso garantir que os benefícios são puramente estéticos.

O real motivo que leva um carro esportivo a utilizar rodas de liga leve de grandes dimensões é a possibilidade de utilização de discos de freios maiores, o que ajuda na dissipação de calor, elevando assim, a capacidade de frenagem do carro. O mesmo efeito, porém não será percebido em um carro de rua.

Rodas maiores são com certeza mais bonitas, mas os benefícios, como vimos, praticamente inexistem. Quando montados com pneus de perfil baixo garantem uma melhora na dirigibilidade do carro, ainda que sob o custo de um pouco de desconforto.

Então, se você gosta de personalizar seus carros com rodas esportivas, tudo bem, muitas vezes até podem valorizar o carro. Mas não espere mais das rodas grandes que um ar um pouco mais esportivo.

Nos próximos Posts entenderemos a importância do off set e das furações da rodas esportivas.

Alexandre


Saiba mais sobre o assunto:

3 comentários:

TREINAMENTO-MARATONA AQUÁTICA ,NATAÇÃO MASTER disse...

o melhor lugar para se comprar rodas e também varios outros produtos, é pelo conforto da internet ja comprei neste site e recomendo, www.glaucorangel.com.br/loja
ótimo atendimento

Filipe disse...

Tenho um carro original 185/60r14, é um GTi. Ele tem disco nas 4 rodas originais, porém, não tem sistema ABS. quanto freio bruscamente as rodas travam. Se eu colocar rodas 16 com tala maior a probabilidade das rodas travarem é menor graças a maior área de atrito com o chão???

Anônimo disse...

Boa tarde amigos Sou "tirin" sou novato no ramo de carros rebaixados e rodas,ouço tanto falar em tala, tala e tala qual significado oq se deve saber sobre talas das rodas?