quarta-feira, 15 de julho de 2009

TUDO SOBRE RODAS ESPORTIVAS - PARTE I


“O Mundo é uma roda” – diz o sábio. “Mas de que adianta uma roda se ela não é de liga leve?“– complementa o tunneiro. Pois é, mesmo após 5.500 anos, a maior invenção da história continua despertando paixões. Desde os mesopotâmeos até os dias de hoje, a roda evoluiu, se modernizou, passando da madeira ao aço, chegando as ligas metálicas atuais.

A escolha por materiais cada vez mais leves tem um objetivo muito mais nobre que a simples estética. O conceito é reduzir ao máximo o peso do conjunto pneu/roda, otimizando assim o trabalho da suspensão. É que quanto mais leve a roda, menor o esforço realizado pela suspensão para manter os pneus sempre em contato com o solo, favorecendo a dirigibilidade.

Mas não é só a suspensão que é beneficiada, o sistema de freios também é favorecido pela utilização de metais nobres. É que esse tipo de material dissipa melhor o calor gerado durante uma frenagem, aumentando a eficiência dos freios.

Mas, assim como as modelos de passarela, a magreza tem um preço. Rodas muito leves tornam-se frágeis e quebradiças. Por isso, não são utilizadas rodas compostas de um único metal, mas sim, faz-se uso de um metal base, como alumínio, associado a alguns metais que garantam propriedades que o metal base não possui, como boa resistência a impactos, por exemplo. Para isso, são utilizados materiais como cromo, níquel, molibidênio e magnésio que adicionados ao metal base forma uma liga metálica leve, resistente e durável.

Mas a busca por rodas mais leves, quase anoréxicas, não pára por aí. A forma como são produzidas garantem resistência associado ao baixo peso. O processo mecânico que tem sido bastante utilizado é a forja, que associa calor e pressão na confecção das jantes de liga leve. A vantagem em relação as rodas fundidas, no qual o metal é liquefeito e depois é resfriado numa forma, é que a forja elimina bolhas internas, tornando a estrutura mais densa e resistente. Por isso, se suas economias permitirem, compre a roda forjada.

Mas não pense que para desfrutar de todos os benefícios apresentado aqui nesse Post é só chegar numa loja de acessórios e comprar o melhor jogo de rodas esportivas que sua conta bancária pode pagar. Existe critério na hora da escolha. E é isso que veremos nos próximos Posts.

Até lá !

Alexandre

6 comentários:

Mário Teresa, disse...

Minha noiva comprou seu primeiro 0km á três semanas e para auxiliá-la, desde então resolvi me informar mais sobre a mecânica de carros. Foi então que descobri seu blog, e confesso: TEM ME AJUDADO MTO!!!
Confiro se há novidades aqui todos os dias.
Parabéns!!!!!

Alexandre Costa disse...

Mario

Obrigado pelo elogio. Quando tiver alguma dúvida é só mandar um e-mail.

Abraço

Alexandre

Adolfo Luiz disse...

É Realmante o Blog Maravilhoso e Informativo, tirando duvidas e mitos sobre carros. Nota 100000!!
Abraço!
Adolfo Luiz.

Anônimo disse...

Aee... mano bom trabalho.

Anônimo disse...

blog excelente, espero que nao tire do ar,,, valew

yanmaneee disse...

jordan shoes
lebron 16
goyard
michael kors factory outlet
harden shoes
adidas stan smith women
nike air max
nike air vapormax
nike air max 95
nike foamposite