domingo, 27 de dezembro de 2009

PORQUE O ÁLCOOL POLUI MENOS QUE A GASOLINA? PARTE II

Na área automotiva, quando falamos em emissões, estamos no referindo normalmente aos gases poluentes emitidos pela queima de um determinado combustível. E, seja qual for o combustível utilizado sempre haverá a liberação de gases poluentes compostos por Hidrocarbonetos ( HC ), Dióxido de Carbono ( CO2 ), Monóxido de Carbono ( CO ) e Óxidos de Nitrogênio ( NOX ). O que diferencia um combustível do outro é a proporção de cada um desses poluentes. E aí está a vantagem do Álcool em relação à Gasolina.

Se considerarmos apenas um desses poluentes, por exemplo, o Dióxido de Carbono, também conhecido como Gás Carbônico, a vantagem do Álcool é percebida. É que parte do dióxido de carbono emitido durante sua queima será “absorvido” pelo meio ambiente durante seu processo de produção, criando uma espécie de compensação nas emissões.

Não entendeu? Vou explicar melhor. O Etanol é um combustível de fonte renovável, ou seja, obtido através do plantio da cana-de-açúcar. A Cana, durante seu crescimento, retira o gás carbônico da atmosfera, para juntamente com a luz do Sol, realizar o processo de fotossíntese. E é aí onde está o “pulo do gato” !l. Durante o cultivo, a própria plantação retira o CO2 da atmosfera, devolvendo apenas o oxigênio !!

Isso quer dizer que quando você usa álcool no seu carro Flex uma parte do CO2 emitido durante a queima do combustível será retido pela natureza durante o cultivo da cana de açucar, reduzindo assim, a quantidade de dióxido de Carbono na atmosfera. Ou seja, ao optar pelo álcool você está contribuindo com uma maneira simples e eficiente para a redução dos níveis de Gás Carbônico na atmosfera.

Eu uso álcool no meu carro Flex, e com isso estou dando minha contribuição. E você?

Até o próximo Post.

Alexandre

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu gasolina mesmo.

Marcelo Augusto disse...

Porque será que o pessoal que defende o álcool nunca divulga os valores dos demais poluentes deste versus a gasolina?

Alexandre Costa disse...

Marcelo

O link abaixo ilustra bem a diferença na emissão de CO2, que é o principal poluente, em relação a gasolina.

http://4.bp.blogspot.com/_yUjsKy05Guc/SI_TPdyFtDI/AAAAAAAAAMk/yE5py4Za1Yc/s1600-h/vantagem+do+alcool-75.jpg

Alexandre

RAFAEL WINCHESTER disse...

lEGAL SEU TÓPICO SOBRE ÁLCOOL, MAS ELE NÃO TEM TODO ESSE BENEFÍCIO PARA O MOTOR.

QUALQUER MECÂNICO FALA QUE A CADA 2 TANQUES DE ÁLCOOL, PELO MENOS ENCHER UMA VEZ COM GASOLINA PORQUE O ÁLCOOL DETERIORA MUITO MAIS AS PEÇAS DOS CARROS POR VIR DA CANA DE AÇUCAR.

ADOREI O BLOG,
PARABÉNS.