terça-feira, 29 de dezembro de 2009

PNEUS NOVOS DEVEM SER COLOCADOS NA TRASEIRA OU NA DIANTEIRA?


Assisti a um vídeo enviado por uma amiga que fala sobre a importância de se colocar pneus novos na traseira do carro. Tudo que foi mostrado e comprovado no vídeo está certo...com pneus novos na traseira, caso o carro desgarre em uma curva é mais fácil controlar o veículo...mas a situação mostrada é muito específica...usam uma curva, em uma velocidade média mais elevada, com piso alagado...ou seja, uma condição que você encontra em uma estrada...No dia a dia do trânsito da cidade, a coisa muda de figura... Vou explicar por que...

Os pneus que desgastam primeiro são os dianteiros ou os traseiros? São os dianteiros, mas por quê? Bem, simplesmente porque durante uma frenagem 70% do esforço se concentra no eixo dianteiro, devido a transferência de peso para a frente do veículo. Então, se eles se desgastam primeiro, devem ser substituídos primeiro, não concorda?

É importante lembrar que a única parte do carro em contato com o solo são os pneus, e que não só tem função de garantir a estabilidade do carro, como mostrado no video, mas também garantir a frenagem. Então, imagine colocar pneus novos na traseira e manter pneus mais desgastados na dianteira...agora experimente frear bruscamente...é batida na certa...

O ideal, na verdade, é que você tenha no veículo pneus com mesma quilometragem. Isso só será possível trocando os quatro pneus de uma vez. Portanto, na hora de trocar os pneus, vale mais a pena pedir um desconto adicional ou um prazo maior e levar os quatro...Sai um pouco mais caro, mais é o ideal...

Se o dinheiro tá curto, e só é possível levar dois pneus, considere o tipo de percurso que você faz diariamente. Se roda mais na cidade, opte por colocar os pneus novos na dianteira, sem dúvida. Se anda mais na estrada, e sua região chove muito, não pense duas vezes e coloque os pneus novos na traseira...

Há, outra coisa a ser considerada no video, é que se os pneus traseiros estão dentro do limite de desgaste a perda de controle em uma curva não irá acontecer...( dependendo da velocidade, é claro ).

Até o próximo Post.

Alexandre

Saiba mais sobre o assunto:

14 comentários:

Jonas de Carvalho disse...

De fato a melhor recomendação é que se troque os 4 pneus de uma vez e eu sempre faço isso.

Mas suas dicas sobre o desgaste maior ou menor são novidade para mim. Mão sabia disso não. Sempre acreditei que o desgaste se dá por falta de calibragem constante, alinhamentos, amortecedores etc...

Abraços

www.jotagebece.blogspot.com

Alexandre Costa disse...

Jonas

Obrigado pelo comentário...Sobre o desgaste dos pneus o principal motivo realmente é o esforço de frenagem. Os desgaste provocado por variações de pressão e desalinhamento falaremos em um outro Post.

Há, acessei o seu Blog...bem interessante...vou adicionar em meus favoritos...

Abraço

Alexandre

Anônimo disse...

Tudo que o Alexandre escreveu está correto, só gostaria de acrescentar o fato da tração. A maioria dos carros possui apenas tração dianteira e isso é um fator importante no maior desgaste dos pneus da frente, além das frenagens. Carros de tração traseira ou 4x4 tem uma relação de desgaste diferente.

Alexandre Costa disse...

Correto...Podemos descrever melhor isso num próximo Post...

Alexandre

Everton disse...

Muito bom o post Alexandre. Parabéns! Vou aproveitar para deixar uma sugestão de post: como te disse, gosto de ler bastante sobre carros, mas nunca consegui encontrar nada falando sobre o método de diminuir a velocidade do carro utilizando o que o pessoal chama de "marcha reduzida". Na minha cabeça, o que para o carro é o freio, e acho ainda que a reduzida é algo que não deve ser nada, digamos, saudável para o carro. Gostaria de saber "a verdade", sobre! hehehe...

Abração e até mais!

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Everton Dornelas
htttp://quilometroporhora.blogspot.com

PS 1 - Adicionei seu e-mail do blog, no gTalk, ok?
PS 2 - Você chegou a ver isso: http://www.troller.com.br/motorista ?

Alexandre Costa disse...

Everton

Adorei a sugestão...já está na lista de próximos Posts...obrigado..

Quanto ao vídeo do Troller, não sei se é marketing da Empresa, ou se o cara é realmente maluco, mas tá mais que comprovado do que o carro é realmente capaz...Podemos até explicar isso num outro Post...

Alexandre

Anônimo disse...

Trabalho numa multinacional que tem a segurança como valor coorporativo, e sempre recebemos informações e dicas de segurança. Hoje (18/01) recebemos o tal vídeo sobre pneus traseiros novos com a menção de que todos devem fazer a troca indicada. Contrariei o teste pelas condições feitas, e constatei as resposta para minha dúvida aqui. Agora o que eu faço? mando este link para o pessoal da empresa? Temos filiais no Brasil inteiro, algo em torno de 500 pessoas.
Parabéns pelo ótimo trabalho de caráter informativo.

Abraços
Hernando

Alexandre Costa disse...

Hernando

Agradeço seu comentário. Quanto a divulgar o Post na sua Empresa, pode ficar à vontade para compartilhar o link. Quando puder, me passa também seu e-mail.

Grato.

Alexandre

eduardo rodrigues disse...

exatamente hoje, 30/01/2010, realizei uma troca de dois pneus, pretendia colocar os mesmos na dianteira, pois com bastante experiência como proprietário de veículo, percebí que, os dianteiros desgastam mais que os trazeiros, mas para minha surpresa, o vendedor e o mecânico da loja, me informaram o contrário, me aconselhando coloca-los na trazeira e assim o fiz, mas não ficando convencido disso, estou pesquisando essa informação e deparei com esse blog. agradeço a contribuição e vou continuar minha pesquisa.

Anônimo disse...

Boas,

se os da frente estão mais degastados devido a estarem mais sujeitos, porque não colocar os novos na traseira e passar os da traseira para a dianteira.

abraço

Sergio disse...

Os pneus desgastam mais na dianteira não só pelo fato de maior esforço na frenagem e por serem as rodas que tracionasm o carro, mas principalmente porque o maior peso de um automóvel se concentra no eixo dianteiro.

Aleks disse...

O melhor mesmo é trocar os 4 pneus, para que todos tenham o mesmo nível de desgaste no momento da troca, eu promovo regularmente o rodízio dos pneus, claro que tem o trabalho da troca e do balanceamento dos 4, mas vale a pena. Outro fator importante de desgaste é a calibragem irregular, deve-se sempre verificar se os mesmos estão com a calibragem ideal. Abraços a todos.

Anônimo disse...

Interessante seu raciocínio, mas me faz contestar.
Na frenagem é importante pneus "não gastos" na dianteira, e não "novos", e concordo que os "mais novos" devem estar na traseira ainda que estejamos em ruas urbanas, pois podemos considerar que temos curvas. Já vi alguns vídeos demonstrativos que mostram exatamente como você descreveu acima, mas, como tudo em ciência, foi dado o exemplo de dificuldade máxima aplicada em velocidades permitidas pela lei, estas praticadas em ambiente urbano todas as vezes que dirigimos por nossas ruas e/ou estradas.
É lógico e incontestável que o ideal é que tenhamos todos os pneus do veículo a 100%. Todavia a impressão que se dá é que quando vemos induções à troca dos 4 pneus temos um pensamento capitalista, ou seja, comercial. Pois certamente quando do desgaste excessivo dos pneus dianteiros, indicando "urgência" na troca destes, podemos transferir para a dianteira os pneus outrora usados no eixo traseiro, consequentemente bem menos desgastados (aproximadamente com apenas uns 25-30% de desgaste efetivo), e assim comprar apenas 2 pneus novos para a traseira.
Não sei se me fiz entender,mas é este meu ponto de vista.
Abraço, e parabéns pelo blog.
Tiago Emmerick

Stroncio disse...

Minha experiência de 50 anos dirigindo, seja no asfalto seja em pista, me diz que, numa situação de emergência do tipo chão molhado, pneus desgastados na dianteira não garantem uma frenagem segura bem como conseguir contornar uma curva em segurança. Se vc estiver com pneus novos na traseira, a situação piora demais. Se o carro for um tração dianteira, pior ainda. De qualquer maneira, se vc fizer os rodízios adequados e mantiver o carro alinhado e as rodas balanceadas, conseguirá chegar ao final da vida útil dos 4 pneus ao mesmo tempo. Para isso cheque com frequência os sinalizadores de desgaste dos pneus (TWI). Então, se quer segurança, troque os 4 pneus. Grande abraço e parabéns a todos pela matéria educativa.