sábado, 19 de dezembro de 2009

PORQUE O ÁLCOOL POLUI MENOS QUE A GASOLINA? PARTE I

Há alguns meses atrás se divulgou na mídia que o Àlcool polui mais que a Gasolina. Confesso que fiquei espantado ao ler as matérias. Tal conteúdo pode criar uma certa confusão na cabeça de quem leu os artigos. Pensando em esclarecer tudo isso, estou publicando uma série de Posts especiais voltados ao álcool combustível e seus efeitos sobre o meio ambiente.

Mas por onde começar? Bem, porque não começar com um estudo realizado pela Embrapa ? Essa pesquisa levou em consideração toda a emissão de Gás Carbônico ( CO2 ) no processo de plantio, cultivo, colheita, processamento, fabricação e o transporte do Etanol ao Posto, assim como o consumo de um veículo realizando um percurso de 100 km. Esses dados foram comparados aos níveis de emissão de gás carbônico da Gasolina, desde o processo de extração do petróleo, passando por todas as etapas de obtenção da gasolina, a entrega do combustível a rede distribuidora e a queima do combustível no veículo.

E você sabe qual foi o resultado? Se considerarmos todas as etapas do processo de produção, distribuição e consumo dos combustíveis temos que o Etanol obtido da cana de açúcar reduz em até 73% as emissões de Gás Carbônico, quando comparado à Gasolina. Isso mesmo, 73 % menos CO2 deixa de ser lançado na atmosfera apenas pela substituição da Gasolina pelo Etanol !!!! Agora imagine isso no período de 10 anos o quanto poderíamos estar contribuindo para a redução do aquecimento Global?

Apenas para comparação, se usarmos como base uma veículo movido à Diesel, essa diferença cai para 68%. Mas ainda sim é uma redução bastante significativa.

Agora, se o processo de queima da cana-de-açúcar fosse substituído por um processo mecanizado, a redução na emissão de CO2 chegaria a 82%.

Mas porque tamanha diferença na emissão de dióxido de Carbono em relação à Gasolina?

Bem, aí só lendo o próximo Post.

Alexandre

2 comentários:

Anônimo disse...

Thanks very nice blog!
My homepage - Hainan Airlines

Anônimo disse...

Hello, its nice paragraph about media print, we all be aware
of media is a impressive source of facts.
Also see my web page > bacalaos