domingo, 18 de outubro de 2009

PORQUE O CARRO FLEX NÃO É ECONÔMICO? PARTE I


Quando o primeiro carro Flex foi lançado em 2003, vendeu-se a idéia de que o motorista sentiria a economia já mo momento do abastecimento. Até concordo, se você considerar que os R$ 80,00 cobrados por um tanque de álcool afeta muito menos o bolso que os R$ 120,00 necessários para encher com Gasolina.

Nossa, estou economizando muito – você pode pensar!!. Mas, sem querer ser chato, isso é pura ilusão. O fato é que rodando com álcool o carro irá consumir muito, muito mais. Ou seja, toda aquela economia na hora de passar um cheque irá se refletir, na verdade, em alguns tanques a mais de álcool. Então pode se preparar para ficar amigo do frentista.

Não. Não estou aqui criticando o álcool. Muito pelo contrário, sou um ferrenho defensor do combustível verde. Quem acompanha o Blog sabe disso. Apenas me sinto na obrigação de esclarecer aos meus leitores que quando comprarem um carro Flex, não pensem em economia. Nesse tipo de carro isso é um fator secundário.

A economia advém justamente do fato de você escolher o combustível que mais lhe convém naquele momento. E isso é o mais importante no carro Flex.

Mas porque então comprar um carro bi-combustível? A resposta é simples: utilizar a tecnologia a seu favor. Isso quer dizer que quando a gasolina estiver mais cara você pode optar pelo álcool, assim como no período da entressafra da cana-de-açucar, quando o preço do álcool aumenta muito, você pode recorrer ao combustível fóssil.

Eu, particularmente, uso 100% de álcool, não me preocupando muito com o consumo. Mas, para aqueles que querem fazer render alguns reais, opte sempre pela gasolina se o valor do álcool for equivalente a mais de 70% do seu preço.

Ou seja. Multiplique o valor da gasolina por 0,7. Se o preço do álcool estiver acima do valor calculado, abasteça com a velha e boa gasolina. Agora, se o preço do álcool estiver abaixo do valor encontrado, encha o tanque com o combustível “verde“ e vá ser feliz !!!

Nos próximos Posts falaremos um pouco mais sobre o consumo dos carros Flex.

Alexandre
Saiba mais sobre o assunto:

3 comentários:

Pedro Jungbluth disse...

O álcool, no brasil, não é "verde", só para esclarecer esse detalhe. O sistema de clheita, como é feito no Brasil, é danoso ao meio ambiente.
Alcool tem grande potencial de ecologia, mas está longe de ser ecoógico no Brasil.

alx disse...

""alcool...mas está longe de ser ecoógico no Brasil"" ENTÃO E A GASOLINA E O DIESEL? sâo mais ecologicos que o alcool ?? então praquê criticar e arranjar sempre teorias de pensamento pra criticar uma fonte de energia linmpa e renovavel ?? consome mais?? meu carro está a alcool vai fazer 3 anos nunca tive qualquer problema e em medias de conssumos nao consegui notar diferença!!!

Anônimo disse...

ETANOL não é econômico X BIODIESEL é o verdadeiro econômico, SIM !!!!

Etanol não e verdadeiro econômico, então eu morei 8 anos da Espanha, quero dizer, tenho um carro C4 Hatch 1.6 HDi ano (2010), faz 22 km por litro a diesel (estrada), 18km por litro a diesel (cidade), o melhor é a diesel é mais vantagem do que Etanol, Brasil é o verdadeiro retrocesso, é claro, mas, não sabem o qual e vantagem economia diesel... infelizmente, só que o Brasil é o campeão ganancia, mais cara tributo do mundo, governo só permite uso popularidade do carro flex gastam 8 km por litro ate 10 km por litro (maximo), não existe 20 km por litro (etanol ou gasolina)... já pensou.

eu prefiro o carro é a diesel, pq motor a diesel é alta tecnologia, mais eficiente economia.

Grande abraços.

Luiz H