sábado, 5 de setembro de 2009

É PRECISO UTILIZAR A PARTIDA A FRIO EM UM DIA QUENTE?


Recebi um e-mail de um leitor me questionando se realmente seria necessário utilizar o sistema de partida a frio de seu carro Flex se em sua cidade as temperaturas são elevadas? Pensando bem, até que faz sentido. Porque utilizar a partida a frio se está fazendo tanto calor?


Só que o raciocínio não é bem esse. A função básica do sistema de partida à frio é, obviamente, auxiliar a partida com o motor frio. Mas, quando falamos de partida à frio não estamos nos referindo se está fazendo frio ou calor. Estamos, na verdade, nos referindo a temperatura do motor no momento da partida.

Vou explicar melhor. A temperatura de trabalho de um motor é algo próximo dos cem graus, (noventa e sete, para ser mais preciso). Então, se o motor passou muito tempo desligado, ele estará à temperatura ambiente, ou seja, em torno de 30°C, por exemplo. Daí, se compararmos as temperaturas, podemos considerar que o motor está frio em relação a sua temperatura de trabalho. Entendeu agora?

Ou seja, não importa se você está a 40°C em Teresina ou a 20°C em São Paulo. O que importa é que quando o motor está a temperatura ambiente ele está muito frio em relação a temperatura de trabalho. Isso exige uma injeção de gasolina adicional para facilitar a partida quando o carro está com álcool no tanque.

Portanto, é válido encher o reservatório de partida a frio sempre com gasolina aditivada de modo a facilitar o funcionamento do motor. Além disso, manter o reservatório sempre com gasolina evita que o anel de vedação do reservatório resseque, impedindo vazamentos.

E, para aqueles que não suportam estar enchendo o tanquinho, uma novidade – já existem modelos que eliminam o reservatório, passando a utilizar injetores aquecidos. Mas isso é assunto para um próximo Post.

Alexandre

Para saber mais sobre o assunto:

2 comentários:

Adib disse...

Mas se eu estiver com temperatura ambiente a 20 graus o motor estará a essa temperatura e o sistema não vai injetar gasolina, pois só injeta abaixo de 16 graus

Alonso disse...

Matou a Pau , só injeta abaixo de 15 graus , podendo variar de 1 grau conf. a montadora