segunda-feira, 7 de setembro de 2009

VEICULOS MENOS POLUENTES ATÉ 2014.


O CONAMA ( Conselho Nacional do Meio Ambiente ) aprovou em sua 95ª Reunião Ordinária, na última quarta-feira, uma nova Resolução que faz parte da Fase 6 do Programa de Controle da Poluição do AR por Veículos Automotores. Essa nova determinação estabelece que veículos movidos a álcool e gasolina deverão atender a nova exigência a partir de 1° de janeiro de 2014. Para os veículos Diesel, a determinação é valida já para o primeiro dia de 2013.


Esta Resolução engloba todas as substâncias poluentes resultantes da queima dos combustíveis, tais como monóxido de carbono (CO), aldeídos, hidrocarbonetos(HC), óxidos de nitrogênio (NOx) e material particulado.

E, apenas para que você possa ter uma noção do impacto dessa Resolução sobre a emissão de poluentes, um veículo movido a Gasolina emite atualmente cerca de 0,12 grama de óxidos de nitrogênio por Km. Após 2014, serão obrigados a emitir apenas 0,08 g/Km. Uma redução de 33% !!!

Segundo o mesmo conceito, os veículos leves e os comerciais com menos de 1700Kg devem ter redução de 35% nas emissões de monóxido de carbono ( CO ) passando dos atuais 2 g/km para cerca de 1,3 g/km até a vigência da nova Lei. Já, para os veículos com mais de 1,7 mil kg, a redução será de 26%, passando do limite 2,7 g/km da Fase 5, para apenas 2 gramas por quilômetro.

Mas, como tudo no Brasil, quem irá fiscalizar? Bem, assim como ocorre atualmente, além do próprio CONAMA a responsabilidade e adequação dos veículos é da própria Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores ( Anfavea ), que na verdade é a instituição mais interessada, já que apenas serão homologados veículos para a venda que atenderem as exigência da Nova Regulamentação.

Mas quais os benefícios para a População que a nova Lei oferece? Bem, primeiramente, com a nova Fase do Programa de controle da Poluição estamos no aproximando das exigentes Normas internacionais vigentes. Isso é um grande passo para a redução do efeito estufa e suas conseqüências para o Planeta. Em segundo lugar, estamos regulamentando a emissão de substâncias tóxicas que são as principais causadoras de doenças respiratórias.

Se você concorda com nas Novas regras no controle de emissões de Poluebntes, deixe seu comentário.

Até o próximo Post.

Alexandre

3 comentários:

Adolfo Luiz disse...

Acho importante esta Lei que já deveria ter cido aplicada ha muito tempo, mais veio em boa hora, se todo mundo tiver consiencia é fazer a sua parte teremos o Mundo melhor! Portanto usem Álcool nos Carros e ajudem para redução da Poluição no Mundo.
Forte Abraço!
Adolfo Luiz, João Pessoa 07/09/2009.

Anônimo disse...

"sido" é melhor né?

smetoez disse...

d0u73f2a97 k1x47p8q46 w8i63k7l69 u3c60k7z55 a2x16i5z30 e1d31i5o02