sábado, 22 de agosto de 2009

TUDO SOBRE PINTURA AUTOMOTIVA - PARTE I


Recebi um e-mail de um leitor que me perguntava qual a melhor maneira de cuidar da pintura sólida do seu carro. Bem, e-mail respondido, surgiu a idéia de elaborar uma série especial de Posts sobre a pintura Automotiva, desvendando o complexo universo das cores.

Mas para isso vou suar a camisa para explicar conceitos como a refração da luz e ótica. É que para entender a pintura do seu carro iremos precisamos entender que a luz é composta de vários espectros coloridos que variam entre os tons Vermelho, laranja, amarelo,verde, ciano, azul e violeta. E para que possamos perceber um determinado tom, é preciso suprimir os demais. Isso quer dizer que os pigmentos que compõem a tinta automotiva absorvem a luz, refletindo apenas aquela cor específica.

Tá complicado demais? Vou tentar explicar melhor através de um exemplo. Quando nossos olhos enxergam um carro vermelho, é porque todo o espectro de luz foi absorvido pela pintura, sendo refletido apenas o tom vermelho. É isso que nos dá a percepção de cor. Entendeu agora?

Esse fenômeno ótico é explicado por uma ciência muito complexa chamada de Colorimetria, e é a base da pintura automotiva. A Colorimetria classifica uma cor conforme três características distintas que são o tom, a saturação e a intensidade.

O tom é a característica que torna possível a percepção de uma cor específica. É através do tom que diferenciamos uma cor amarela de uma cor verde, por exemplo. Já a saturação de uma cor indica seu grau de pureza, ou seja, a cor será mais ou menos saturada quanto menor for o seu conteúdo de branco ou cinza. ( Experimente mexer nesse ajuste no controle remoto de sua televisão e entenderá melhor o que estou dizendo). Quanto a intensidade, podemos defini-la como a luminosidade de uma cor, ou seja, é essa característica que torna possível diferenciar uma cor mais clara de uma mais escura.

Nos próximos Posts daremos continuidade a essa série sobre Pintura Automotiva.
Alexandre Costa

13 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde Alexandre,
Meu nome e Jeffersson,
Estou interessado em trabalhar com polimentos de veiculos e motos. Quero fazer polimento em lataria, motores de (moto) e rodas.
Estou precisando de informacoes sobre tipos de pintura?
Se para cada tipo de pintura deveremos ter diferentes tipos de polimento?
Que tipos de maquinas usar?
Gostaria da sua ajuda nestes topicos e onde eu possa estar buscando maiores informacoes, sobre sobbre este tipo de servico.
Atualmente resido fora do Brasil, por isso estou com dificuldades em encontrar os materias como os que eu conheco do Brasil.
Meu email e: jeffer.toldo@hotmail.com
Muito obrigado pela ajuda.

Atenciosamente,
Jeffersson

Anônimo disse...

ola!
meu nome é Anderson e gostaria de saber como conseguir o curso de colorimetria automotiva!!!






meu email é
anderson_66lindo@hotmail.com
esse e meu email e MSN!!!

poxa preciso muito

Anônimo disse...

boa noite, meu nome é aliacir trabalho na area de clorista a uns 2 anos aprendi atraves de amigos coloristas que conheci mas gostaria de me aperfeisoar profisionalmente mais nesta area que eu gosto e me indentifiquei se fose posivel gostaria de receber apostilas sobre colorimetria automotiva, agradeço pela atenção e muito obrigado.
meu emeil: aliacirmanoel@ig.com.br

Anônimo disse...

Olá Alexandre meu nome é kelly e eu trabalho com colorimetria automotiva a mais ou menos tres anos e gostaria de me aperfeiçoar.
Se for possivel mande mais informações para o meu e mail que é
kellydesouza.1985@gmail.com

Fibra Motos disse...

Também me interesso pelo material, se puder me enviar: suporte7@gmail.com

Douglas disse...

BOM, EU CONHEÇO UM LUGAR QUE OFERECE ESSE TIPO DE CURSO .
NAO SÓ COLORIMETRIA MAIS TAMBEM PREPARAÇÃO E APLICÇÃO ! UM CURSO RAPIDO. COM UM RENOMADO PROFESSOR FORMADO PELA SODICAN (NA FRANÇA)
VALE APENA MINHA FAMILA VAI COMEÇAR CURSO PRA NOVEMVRO AGORA!
MAIS INFORMAÇOES TEM O SITE

http://www.creatiftreinamentos.com/

Conceição Vieira Lima disse...

Bom dia Alexandre,meu nome e Albino e ja trabalho nesta aria a mais de quatro anos aprendir um pouco que sei sozinho porquer meu companheiro nao dava muitas dicas que eu presizava busquei aprender so eu e Deus mim ajudando hoje trabalho em uma loja autotiva de tintas,ajusto cores e nas horos vagas fico criar cores do nada com tintas que quaze e dificio de ajustalas novamente procuro ententer mais desta aria, tenho dificudade ainda de ajustar algumas cores como a cinza,vermelha e azul o restante vai tudo bem.

Anônimo disse...

boa noite alexandre,fiquei desempregado de uma fabrica de metalurgica mas sabia trabalhar com pintura automotiva ,comeceia pintar uns carros na garagem do meu sogro e agora meu negocio ta bombando!preciso me aperfeiçoar na pintura,se puder me dar umas dicas de cursos ou livros que possam me ajudar agradeço!meu email é:sidneysandoval@hotmail.com

Anônimo disse...

Tem 2 ANOS QUE POSTEI UM COMENTARIO AQUI PRECISANDO DE AJUDA E NADA DE NINGUEM ME AJUDAR! NAO SEI PRA QUE!! CIRAR UM BLOG COM COMENTARIOS!

cleber disse...

ola boa noite curso de colorimetria vcs podem conseguir em todas as fabricas como ppg dupont lazuril basf e etc a apostilas de colorimetria e so entrar no site das empresas e buscar boletins tecnicos espero ter ajudado.

Português do zero disse...

Gostei muito

Unknown disse...

Boa tarde tenho uma oficina de pintura e chapa em Odivelas bom preço e bom trabalho contacto 967501530

Lucas disse...

Exatamente o que procurava sobre toldos, obrigada!