sábado, 20 de fevereiro de 2010

ANDAR COM OS VIDROS ABERTOS ECONOMIZA COMBUSTÍVEL?




Uma dúvida enviada por um leitor do Blog questionava se andar com os vidros abertos economiza mais do que andar com o ar condicionado ligado? Bem, depende. Digo isso porque existem aí duas variáveis: o arrasto causado pelos vidros abertos e o consumo extra gerado pelo próprio ar condicionado.

Imagine que você está rodando em uma estrada. A velocidade do carro é elevada, logo andar com os vidros abertos nessas condições provocará uma forte turbulência que aumentará o arrasto aerodinâmico. Os vidros abertos permitirão a entrada do ar, mas não o deixarão sair, agindo como um grande pára-quedas, gerando uma grande força atuante no sentido contrário ao movimento do carro. Isso resulta em mais combustível consumido pelo motor.

Se você viveu a década de 1980 como eu, vai lembrar das janelas basculantes que os carros tinham nos vidros traseiros. Como naquela época boa parte dos veículos não possuía ar condicionado nem como opcional, sua função era permitir a saída do ar com as janelas abertas reduzindo a turbulência e buscando um pouco mais de economia.

Você não sabia disso? Pois é tudo num carro tem uma função específica. Mas voltando ao assunto, estudos mostram que ao rodar acima de 80Km/h o arrasto é tão grande de não compensa manter os vidros abertos. Nessas condições o consumo pode aumentar entre 10 a 12% !!

Hoje em dia, como quase 70% da frota nacional já sai de fábrica com ar condicionado, a coisa mudou de figura, pois andar com os vidros abertos perdeu um pouco o sentido.... Com o ar condicionado ligado, além do conforto térmico, você tem um menor nível de ruído causado pela vedação à passagem do vento. Isso melhora a aerodinâmica em velocidade, reduzindo o consumo.

Mas, com o carro na cidade, no transito lento, a velocidade do ar pouco irá influenciar no consumo, enquanto que o funcionamento do ar condicionado irá exigir do motor em torno de 10% mais de combustível. Nessa condição vale a pena abrir os vidros e desligar o ar condicionado para economizar?

Quer que eu seja sincero? Mantenha o ar ligado, na cidade ou na estrada !!! O consumo causado pelo sistema de ar condicionado é compensado pelo conforto gerado, além é claro, pelo fato de ser mais seguro andar com as janelas fechadas na cidade!!!

Até o próximo Post.

Alexandre

Saiba mais sobre o assunto:

14 comentários:

Everton disse...

Mais uma vez, excelente post Alexandre! Tinha visto uma matéria sobre isso no Auto Esporte e achei muito interessante.
Sempre desconfiei que a resistência do ar tinha influência sobre o consumo, mas nunca imaginei que tanto assim!

Abração!!!

Anônimo disse...

Excelente blog!Ótimo achado, que estou seguindo a partir de hoje para me manter sempre informado ao longo dos dias. Abs!!

Anônimo disse...

POUCAS PALAVRAS PARA DESCREVER ESTAS,E OUTRAS, INFORMAÇÕES TÃO IMPORTANTES,CONTIDAS NESTE BLOG.
BRAVO...BRAVO...
SOU UM ETERNO APRENDIZ!!
ABÇ
VECCHIO

Henrique Paraguassú disse...

As vezes ando sem ar para "ter mais motor"

1.0 com ar nao anda, se arrasta !! kkkk

Gil disse...

É, todos estão cansado de saber que motor 1.0 "sofre" para arrastar o compressor de ar.

Gil disse...

Quer tirar duvidas tecnicas NISSAN e VW? Entre em contato.

Anônimo disse...

Olá! Tudo bem, estou com idéia de instalar um ar condicionado em um dol g2. Minha idéia é de comprar o kit no ferro velho de um carro que seje original, vou trocar o filtro secador por um novo, mas a respeito do compressor, tem como mandar testa-lo para ver se ele está em ordem? E já me falaram que instalar um ar condicionado num veículo que não veio o ar condicionado de original não é tão eficas, isto é verdade?

Pedro Gonçalves disse...

Uma pergunta: Depois de percorrido um certo percurso, o que voce acha de ao chegar em casa e parar o veiculo, voce abrir a tampa do óleo do motor e como também a tampa do depósito de arrefecimento de água? Para facilitar o esfriamento mais rápido do motor. Qual a sua opinião? Vale a penas? É bom? Existe algum risco ou prejuizo?

Ronson disse...

Vi um teste da Chevrolet, e informou que a partir de 60km/h o consumo é zero, pois quando esta no engarrafamento o carro precisa gerar mais energia a rotação aumenta para suprir a energia usada pelo compressor do ar, e na estrada você ja esta em alta rotação então não precisa gerar energia.

Robson disse...

Original fica do mesmo jeito que de fábrica, mais alternativo não gela.

Anônimo disse...

ar condicionado automotivo

yanmaneee disse...

adidas superstar
nike shox for women
jordan store
michael kors handbags
adidas tubular x
yeezy 500
lebron 13
balenciaga speed
curry shoes
jordan 6

Unknown disse...

basics e0p15f7q89 Ysl replica handbags replica bags reddit replica bags hermes go to this site v1m39d1u05 replica bags philippines find out here y6l23v0o81 louis vuitton replica handbags replica ysl bags australia

tythis disse...

l7b13v6l81 m7z24s2q40 i4b50l0w18 m5i42g1a29 z8x97j3a11 u7f03o1e07