Em
todo feriado, é comum reunir a família e por o pé na estrada. Tanque cheio,
porta malas lotado é hora de viajar. Mas será que você tomou os devidos
cuidados? Saiba que os pneus são a única parte do veículo em contato com o
solo. Portanto, cuide deles!!! Então, se você pretende fazer um passeio
tranquilo, leia com atenção as dicas abaixo, e boa viagem!!!
DESGASTE
O
aspecto geral dos pneus é o primeiro ponto ao observar. Olhe atentamente para eles.
Procure por bolhas, deformações ou
rasgos na borracha. Não se limite só a olhar. Passe as mãos na superfície de
borracha. Sinta as imperfeições. Verifique se a banda de rodagem apresenta
desgaste irregular. Isso é indicio de falta de alinhamento ou problemas na
suspensão. Nesse caso é bom levar a uma oficina para verificar as buchas,
terminais de direção, pivôs, molas e amortecedores. Outro ponto que você não
pode esquecer é a profundidade dos sulcos. Procure pelo TWI. Pela legislação,
não deve ser inferior a 1,6mm. Uma dica é pôr a ponta da chave do carro nos
sulcos e comparar o nível de desgaste de cada pneu. Assim você passa a ter uma
referencia. Se o desgaste tiver acima do recomendado, não titubei, troque os
pneus!
PRESSÃO
Agora,
vamos verificar a pressão. Os pneus modernos não utilizam câmara de ar. é a própria pressão do ar que ajuda a
manter a estrutura do pneu e dá forma ao conjunto. Portanto mantenha os pneus
com a calibragem indicada pelo fabricante. Essa informação está no Manual do
veículo, na coluna da porta ou até na tampa de abastecimento de combustível. Se
o carro estiver muito carregado, calibre com uma ou duas libras a mais para compensar
o peso adicional. E não se esqueça do estepe. Ele pode ser muito útil na sua
viagem. Lembre-se que a baixa pressão dos pneus contribui para o aumento do
consumo, eleva o peso do volante e diminui a capacidade dos pneus de absorver
impacto.
ALINHAMENTO
Mesmo
que você não tenha identificado desgaste irregular nos pneus é recomendado
fazer o alinhamento das rodas. Esse serviço mecânico ajusta o conjunto
pneu/roda na posição correta em relação a suspensão e direção. Tudo realizado
seguindo parâmetros informados pelo fabricante. Além do baixo custo, o alinhamento
proporciona grandes benefícios como maior estabilidade direcional e retorno do
volante, ou seja, o veículo mantem a tendência de seguir em linha reta,
facilitando a condução, além de permitir o giro natural do volante após uma
curva. Esses fatores têm relação direta com o conforto e segurança ao dirigir.
Principalmente na estrada.
BALANCEAMENTO
Se
for feito o alinhamento, a oficina obrigatoriamente deve realizar o
balanceamento dos pneus. Muita gente acredita que o balanceamento serve apenas
em caso de instalação de um pneu novo. Não, muito pelo contrário! Ele deve ser realizado
sempre junto com o serviço de alinhamento. O balanceamento evita vibrações no
volante em velocidades mais altas, pois o conjunto pneu/roda está com o peso distribuído
corretamente. Além disso, elimina vibrações indesejadas no conjunto mecânico que
pode vir a ocasionar desgaste prematuro dos componentes da direção e suspensão.
RODIZIO
E
por último, e não menos importante é o rodízio dos pneus. Esse serviço inverte
a posição dos pneus, passado do eixo dianteiro ao traseiro, e vice versa, para
distribuir o desgaste e aumentar a vida útil do pneus. É importante seguir uma
sequencia de acordo com o tipo de tração do seu carro, pois para modelos com
tração dianteira, traseira ou nas quatro rodas existe uma sequencia especifica
a ser seguida e uma boa oficina saberá como realizar.
2 comentários:
Muito bom , Alexandre!
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