Esse Post foi criado para esclarecer a dúvida de um leitor, que utiliza o método conhecido como 1-3-5 para dirigir, usando somente as marchas ímpares, evitando engatar, a segunda e quarta marchas. Mas será que isso compensa?
Antes de responder a questão devemos esclarecer a função das marchas. A caixa de marchas existe, seja ela automática ou manual, para multiplicar o torque produzido pelo motor permitindo que o carro vença a inércia e possa acelerar.
A quantidade de marchas depende do tipo de veículo e do ouso ao qual se destina. Por exemplo, um dragster, carro de corrida de curta distância, tem que despejar toda sua potencia, um percurso de
No dia-a-dia, usamos as marchas para arrancar com o carro e gradativamente ganhar velocidade. Quanto maior o número de marchas melhor, pois temos mais condição de manter o motor no regime de rotação correto.
Ao usar a estratégia do 1-3-5, estamos saindo da marcha de maior força, que é a primeira, para uma macha de força intermediária, que é a terceira. Isso faz com que a rotação do motor caia. E aí o que você faz para manter a rotação? Acelera ainda mais. E aí é claro, o consumo aumenta exponecialmente !!
Essa estratégia pode até ser usada em motores de grande cilindrada, como os V8 americanos, pois o elevado torque produzido compensa a perda de rotação. Mas tentar repetir isso em um carro 1.0 é suicídio !!! Quer saber por quê?
Simplesmente porque nessas condições o motor irá trabalhar com rotações muito baixas, exigindo que se pise mais no acelerador, injetando mais combustível no motor. A combinação de pouca rotação com excesso de combustível é igual a motor carbonizado no futuro. Pode ficar certo disso.
Até o próximo Post.
Alexandre
Saiba mais sobre o assunto:
4 comentários:
O incremento de combustível não tem como parâmetro apenas a carga, mas também o ar admitido. Não existe excesso de combustível, mas sua proporção ao ar admitido, seja motor carburado ou injetado.
Dando a mesma potência usando mais a carga do que as rotações se está admitindo menos ar, e o enriquecimento da mistura vai ser proporcional a este ar. Somado este fato à menor perda por bombeamento, explica o menor consumo do método carga.
Apenas nos motores Diesel deve-se usar o método oposto, pois nestes o motor já trabalha sempre com todo o ar admitido possível.
Se os carros atuais usassem carburadores, isso seria verdade. Mas as injeções eletrônicas (desde as mais simples analógicas), tem como um dos parâmetros principais o sensor de massas de ar, para calcular a quantidade de combustível a ser injetado.
Péssimo site. Informação totalmente incorreta a respeito de um procedimento corretamente usado para diminuir o consumo de combustivel.
O consumo está diretamente relacionado ao regime de rotação na qual o motor funciona. Quanto menor a rotação, menor o consumo, mesmo que pra isso seja necessário pisar mais no acelerador. Isso leva a maior abertura da borboleta de aceleração, diminuindo assim as perdas por bombeamento, fenômeno que obviamente o autor do artigo não tem conhecimento algum...mecânica dos fluidos não deve ter sido sua matéria favorita na faculdade, se é que ele é Engenheiro.
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