domingo, 5 de julho de 2009

TUDO SOBRE O PAINEL DE INSTRUMENTOS – PARTE III

Hoje vamos falar da mais importante das luzes espia – a lâmpada de emergência do óleo do motor.

Como identificar a luz espia
Essa luz de emergência é a principal dentre todas as demais luzes espia, pois assegura que o motor está em condições de funcionar. A simbologia utilizada para essa luz espia não varia muito de montadora para montadora, assumindo a coloração vermelha para chamar atenção do motorista, e o formato de uma motolia, que mais parece com lâmpada onde mora o Gênio de Aladin, com uma pequena gotinha na ponta.

Como Funciona
A luz de emergência do óleo do motor está ligada diretamente a um pequeno sensor instalado na parte superior do motor. Quando se dá partida no carro, o óleo que está depositado no cárter é bombeado para o cabeçote, garantindo a lubrificação dos componentes interno do motor. A pressão do óleo abre o contato elétrico do sensor, apagando a luz no painel. Se o nível de óleo do motor está baixo, não há pressão suficiente para acionar o sensor, mantendo a luz espia acesa permanentemente no painel.

O que fazer
Caso a luz de emergência do nível de óleo do motor acenda no painel com o veículo em funcionamento, encoste o carro em um local seguro e desligue o motor de imediato. Espere alguns minutos e verifique o nível do óleo com a vareta. Verifique também se há vazamento de óleo por baixo do carro. Caso o nível de óleo esteja baixo evite funcionar o motor e se possível transporte o carro em um reboque até uma Concessionária ou Oficina de confiança.

Resumindo. É bom acreditar nessa luz espia, pois isso pode economizar algumas centenas de reais da sua conta corrente !!

Até o próximo Post.

Alexandre

3 comentários:

Anônimo disse...

gostaria de saber porque a luz de aviso do oleo do motor se apaga antes do motor entrar em funcionamento

dicas de tudo e mais um pouco... disse...

Por que ele faz a checagem, e vendo que está tudo ok ela se apaga..o problema é se ela ficar acessa isso sim! Dae tem que correr para o mecânico, pois pode estar compremetida alguma coisa com óleo(ou simplesmente completar óleo, hehe)

abrazz

Anônimo disse...

essa luz fica ligada mesmo depois de o motor estar ligado, já verifiquei o nivel, vazamento, o oléo foi trocado agora. pergunto: pode ser mal contato? ou defeito do sensor ou semelhante. veículo: palio weekend 1.6 16v 2001.

agradeço!