sábado, 8 de maio de 2010

VOCÊ COMPRARIA UM CARRO CHINÊS?



Lendo alguns jornais e revistas especializados, observei que há um certo receito quanto aos carros chineses. Até entendo, pois é um produto com pouca tradição no mercado nacional, e a fama de baixa qualidade assombra os interessados. Mas isso não está associado apenas aos Chineses.

Quem for um pouco mais velho vai lembrar que comprar um equipamento eletrônico japonês na década de 1980 era adquirir produto de qualidade duvidosa. Já, quando seus carros chegaram ao País após a abertura das importações em 1991, esse conceito foi por água abaixo, pois os modelos vendidos por aqui caíram no gosto do consumidor pela eficiência e confiabilidade mecânica.

E carro coreano nos anos 90? Não passavam de carros com nomes esquisitos, design antiquado, e acabamento duvidoso. Agora, passados quase vinte anos, quem não quer um belo utilitário esportivo coreano? Ou um compacto? São carros modernos, que oferecem mais que a concorrência, por preços bem competitivos.

Mas e os chineses? Há ainda quem confunda os povos, achando que todos são iguais por conta dos olhos puxados, mas são povos com tradições e culturas distintas, e isso se reflete nos carros. Apesar da fama de produzir produtos piratas ou cópias baratas, a China é atualmente a maior potencia industrial do Planeta. Até hoje, alguns veículos produzidos no País, por algumas das mais de 120 montadoras instaladas ( !!! ), são muitas vezes clonagens mal sucedidas de veículos vendidos ao redor do mundo.

Quer um exemplo? Dê uma olhada na imagem acima. O carro da foto não é aquele britânico que você estava pensando, mas sim, um “legítimo” chinês. Essa estratégia de criar “gêmeos” tem o objetivo de atribuir ao automóvel um certo glamour e prestígio que as montadoras de lá ainda não possuem.

Mas sossegue. Esses carros não devem chegar ao mercado nacional. O que veremos aqui são algumas das melhores montadoras chinesas, trazendo carros modernos, e design com um look europeu.

Portanto, coloque de alado o preconceito, e assim como qualquer carro importado, analise bem a rede de concessionárias, a disponibilidade de peças para reposição, o nível de acabamento e os equipamentos de segurança disponíveis. O valor de revenda? Difícil prever. Isso só o tempo dirá !!

Até o próximo Post.

Alexandre