sábado, 20 de fevereiro de 2010

ANDAR COM OS VIDROS ABERTOS ECONOMIZA COMBUSTÍVEL?




Uma dúvida enviada por um leitor do Blog questionava se andar com os vidros abertos economiza mais do que andar com o ar condicionado ligado? Bem, depende. Digo isso porque existem aí duas variáveis: o arrasto causado pelos vidros abertos e o consumo extra gerado pelo próprio ar condicionado.

Imagine que você está rodando em uma estrada. A velocidade do carro é elevada, logo andar com os vidros abertos nessas condições provocará uma forte turbulência que aumentará o arrasto aerodinâmico. Os vidros abertos permitirão a entrada do ar, mas não o deixarão sair, agindo como um grande pára-quedas, gerando uma grande força atuante no sentido contrário ao movimento do carro. Isso resulta em mais combustível consumido pelo motor.

Se você viveu a década de 1980 como eu, vai lembrar das janelas basculantes que os carros tinham nos vidros traseiros. Como naquela época boa parte dos veículos não possuía ar condicionado nem como opcional, sua função era permitir a saída do ar com as janelas abertas reduzindo a turbulência e buscando um pouco mais de economia.

Você não sabia disso? Pois é tudo num carro tem uma função específica. Mas voltando ao assunto, estudos mostram que ao rodar acima de 80Km/h o arrasto é tão grande de não compensa manter os vidros abertos. Nessas condições o consumo pode aumentar entre 10 a 12% !!

Hoje em dia, como quase 70% da frota nacional já sai de fábrica com ar condicionado, a coisa mudou de figura, pois andar com os vidros abertos perdeu um pouco o sentido.... Com o ar condicionado ligado, além do conforto térmico, você tem um menor nível de ruído causado pela vedação à passagem do vento. Isso melhora a aerodinâmica em velocidade, reduzindo o consumo.

Mas, com o carro na cidade, no transito lento, a velocidade do ar pouco irá influenciar no consumo, enquanto que o funcionamento do ar condicionado irá exigir do motor em torno de 10% mais de combustível. Nessa condição vale a pena abrir os vidros e desligar o ar condicionado para economizar?

Quer que eu seja sincero? Mantenha o ar ligado, na cidade ou na estrada !!! O consumo causado pelo sistema de ar condicionado é compensado pelo conforto gerado, além é claro, pelo fato de ser mais seguro andar com as janelas fechadas na cidade!!!

Até o próximo Post.

Alexandre

Saiba mais sobre o assunto:

domingo, 7 de fevereiro de 2010

TUDO SOBRE RODAS ESPORTIVAS – PARTE II




Bem, utilizar um Jogo de rodas é uma prática bastante comum entre os apaixonados por carros, pois as rodas de liga leve, assim como os pneus de perfil baixo, ajudam a compor o visual. Mas, será que tais modificações trazem benefícios proporcionais ao investimento realizado? Ou será que estas alterações possuem apenas o caráter de maquiar o veículo com um ar mais esportivo?

É bom ficar esperto, pois antes de oferecer um toque de esportividade, a substituição das rodas pode alterar o comportamento dinâmico do carro, comprometer a estabilidade em curvas, e até mesmo aumentar o consumo de combustível. Por isso é bom prestar bastante atenção nas dimensões, Off-Set, furação e tipo de pneu utilizado.

Quando trocamos as rodas originais do carro, optamos normalmente por aros maiores, o que dá um efeito mais esportivo por preencher melhor o arco do paralamas. Passamos de aro de 14 ou 15 polegadas para mediadas de 17, 18 ou até 19 polegadas. Mas posso garantir que os benefícios são puramente estéticos.

O real motivo que leva um carro esportivo a utilizar rodas de liga leve de grandes dimensões é a possibilidade de utilização de discos de freios maiores, o que ajuda na dissipação de calor, elevando assim, a capacidade de frenagem do carro. O mesmo efeito, porém não será percebido em um carro de rua.

Rodas maiores são com certeza mais bonitas, mas os benefícios, como vimos, praticamente inexistem. Quando montados com pneus de perfil baixo garantem uma melhora na dirigibilidade do carro, ainda que sob o custo de um pouco de desconforto.

Então, se você gosta de personalizar seus carros com rodas esportivas, tudo bem, muitas vezes até podem valorizar o carro. Mas não espere mais das rodas grandes que um ar um pouco mais esportivo.

Nos próximos Posts entenderemos a importância do off set e das furações da rodas esportivas.

Alexandre


Saiba mais sobre o assunto: