quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

É CORRETO DIRIGIR USANDO O 1-3-5?


Esse Post foi criado para esclarecer a dúvida de um leitor, que utiliza o método conhecido como 1-3-5 para dirigir, usando somente as marchas ímpares, evitando engatar, a segunda e quarta marchas. Mas será que isso compensa?


Antes de responder a questão devemos esclarecer a função das marchas. A caixa de marchas existe, seja ela automática ou manual, para multiplicar o torque produzido pelo motor permitindo que o carro vença a inércia e possa acelerar.


A quantidade de marchas depende do tipo de veículo e do ouso ao qual se destina. Por exemplo, um dragster, carro de corrida de curta distância, tem que despejar toda sua potencia, um percurso de 400 metros, em linha reta, no menor tempo possível. Como o traçado da pista é curto o câmbio tem no máximo duas velocidades. A primeira para fazer o veículo arrancar, e a segunda marcha para permitir a aceleração do carro. Já um Fórmula 1 usa uma caixa de sete marchas, mais adequada ao tipo de traçado das pistas que exigem reduções de velocidade bruscas e acelerações imediatas. Isso só é possível utilizando uma caixa de marchas que permita que o motor trabalhe sempre na rotação ideal.


No dia-a-dia, usamos as marchas para arrancar com o carro e gradativamente ganhar velocidade. Quanto maior o número de marchas melhor, pois temos mais condição de manter o motor no regime de rotação correto.


Ao usar a estratégia do 1-3-5, estamos saindo da marcha de maior força, que é a primeira, para uma macha de força intermediária, que é a terceira. Isso faz com que a rotação do motor caia. E aí o que você faz para manter a rotação? Acelera ainda mais. E aí é claro, o consumo aumenta exponecialmente !!


Essa estratégia pode até ser usada em motores de grande cilindrada, como os V8 americanos, pois o elevado torque produzido compensa a perda de rotação. Mas tentar repetir isso em um carro 1.0 é suicídio !!! Quer saber por quê?


Simplesmente porque nessas condições o motor irá trabalhar com rotações muito baixas, exigindo que se pise mais no acelerador, injetando mais combustível no motor. A combinação de pouca rotação com excesso de combustível é igual a motor carbonizado no futuro. Pode ficar certo disso.


Até o próximo Post.


Alexandre


Saiba mais sobre o assunto:


Entenda a transmissão mecânica.

Ruido ao engrenar a ré é normal?

domingo, 17 de janeiro de 2010

MESMO MAIS CARO, AINDA VALE A PENA ABASTECER COM ÁLCOOL?


Sempre que o álcool entra na entresafra, período que vai de dezembro a março de cada ano, notícias sobre o aumento do preço nos postos de abastecimento tomam espaço nas manchetes dos jornais e sites de notícia.

Para mim, não há nenhuma surpresa. Isso ocorre há 30 anos !!! Ou seja, desde o final da década de 1970, quando o governo optou pelo uso do Etano derivado de cana de açúcar, que isso se repete, ano a ano. Isso acontece pelo fato do combustível ser derivado de uma planta, e como em qualquer produção agrícola ocorre o aumento de preço no momento da entresafra. Na safra, que vai de abril a novembro, o preço normaliza.

Portanto, retire a palavra economia do seu vocabulário quando falamos de álcool combustível, e esqueça as oscilações de preço provocados pela entresafra. O que torna o Etanol amigável não é sua capacidade de fazer o dinheiro render mais no seu bolso, mais sim os benefícios ao motor e ao meio ambiente.

A explicação para isso está na Química. A molécula do álcool é mais simples que a da Gasolina. Ao ser queimado, esse combustível não libera resíduos de carbono, o que impede que o motor fique carbonizado. A câmara de combustão permanece limpa, assim como as velas de ignição e válvulas do motor. A médio e longo prazo isso é uma grande vantagem, pois reduz a manutenção do motor.

Ao optar pelo Álcool não é apenas o motor que é beneficiado. O óleo mantém sua capacidade lubrificante por um período um pouco maior, pois ao contrário da gasolina, a degradação de sua película lubrificante torna-se menor.

Algumas pessoas dizem que a álcool limpa o motor, mas isso é incorreto. Ele não retira a impureza do motor, pois não é sabão em pó. O álcool apenas evita que impurezas sejam acumuladas.

Não podemos esquecer, é claro, das emissões de gás carbônico. A liberação de carbono na atmosfera é até 40% menor quando optamos pelo Álcool. Só pra ter uma idéia, ao abastecer seu carro flex com quatro tanques por mês, você deixa de emitir 440 Kg de CO2!!!

Então, esqueça um pouco o preço e valorize mais os benefícios do álcool.

Até o próximo Post.

Alexandre

Para saber mais sobre o assunto:

domingo, 10 de janeiro de 2010

QUAL O LIMITE PARA ULTRAPASSAR UMA RUA ALAGADA?


O vídeo abaixo me foi enviado por um leitor que também tem um Blog, (htttp://quilometroporhora.blogspot.com ) e mostra uma cena interessante transmitida ao vivo por um canal de televisão...Um carro Off Road ultrapassando uma rua alagada...não, inundada... tem uma rua ali? Sei lá, só sei que não é uma ação de marketing da Montadora, o cara que tá dirigindo é realmente maluco!!! Agora esse vídeo mostra duas coisas importantes.

Primeiro que em algumas cidades brasileiras quando chove muito está ficando cada vez mais complicado de transitar. Só tendo um Off Road mesmo !! Segundo que só é possível fazer o que é mostrado no vídeo com um carro a Diesel e dotado de Snorkel. Quer saber por quê? Vou explicar...

Nos motores a Diesel a ignição é por compressão, ou seja, o combustível é injetado no motor e comprimido juntamente com o ar sob altíssima pressão, provocando sua queima. Ou seja, nesse tipo de motor não há necessidade de vela de ignição, cabos ou muito menos bobina, já que a ignição ocorre por compressão, isso elimina muitos componentes elétricos que poderiam provocar a falha e até a parada do motor quando em contato com a água.

Outro fator que permite atravessar áreas alagadas é a instalação de um Snorkel. O nome é esse mesmo, pois o princípio é o mesmo daquele canudo curvado que os mergulhadores usam em águas rasas...Com o Snorkel instalado a aspiração do ar para o motor é feita em uma posição mais elevada, no caso do carro do vídeo, a extremidade do tubo está acima do teto. Isso permite cruzar trechos alagados sem o risco de o motor aspirar água, o que seria fatal.

Só para se ter uma idéia, num carro normal, a admissão de ar está normalmente na altura dos faróis dianteiros, a uns 50 ou 60 cm do solo, que é uma região onde se pode captar ar mais frio para o motor, mas isso limita sua capacidade de transpor áreas alagadas.

Deixo bem claro que não é recomendado atravessar trechos alagados com mais de 80 cm de água, mesmo num off road...(estou falando sério!!!) e se seu carro ainda for a gasolina..desista...

Até próximo Post

Alexandre

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

QUAL A DIFERENÇA ENTRE O AR CONDICIONADO AUTOMATICO E O MANUAL?


Recebi um e-mail de um leitor que me perguntava qual a diferença entre um ar condicionado automático para um convencional do tipo manual. Bem, posso afirmar que não há diferença em termos de rendimento térmico, já que o compressor, condensador e evaporador são semelhantes. O que difere na realidade é que no sistema automático, há um controle mais afinado da temperatura do habitáculo.

Isso é possível graças a um pequeno sensor que mede a temperatura do ar externo, e compara com a temperatura no interior do veículo. Com base nessas informações uma central eletrônica aumenta ou diminui a velocidade do ventilador do painel, variando o fluxo de ar para o habitáculo. Somado a isso, um conjunto de motores elétricos aciona as portinholas por onde passa o ar no painel, misturando o ar mais quente ao ar mais frio, num processo conhecido como mix. Assim, é possível controlar a temperatura do ambiente.

Ou seja, a principal vantagem do sistema automático é que basta selecionar a temperatura desejada e esperar que o ar condicionado faz o resto. Portanto, esqueça aquele mexe-mexe nos botões do sistema manual. O sistema automático oferece muito mais comodidade, além, é claro, de deixar o carro com um “ar” mais sofisticado, não é verdade?

Então, se a grana tiver um pouco mais folgada no fim do mês, e você puder optar por um modelo com ar condicionado automático, nem pense duas vezes, vale a pena. Principalmente se for daqueles que tem ajuste de temperatura individual, para motorista e passageiro, aí sim, vale ainda mais a pena, pois acabam as brigas com a patroa, já que as mulheres sentem mais frio que os homens.

Mas lembre-se que o fato de ar automático em nada altera o valor do carro no momento da venda. Nos próximos Posts veremos como esse engenhoso sistema funciona.

Alexandre

Saiba mais sobre o assunto: