quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

QUAL A DIFERENÇA ENTRE O AR CONDICIONADO AUTOMATICO E O MANUAL?


Recebi um e-mail de um leitor que me perguntava qual a diferença entre um ar condicionado automático para um convencional do tipo manual. Bem, posso afirmar que não há diferença em termos de rendimento térmico, já que o compressor, condensador e evaporador são semelhantes. O que difere na realidade é que no sistema automático, há um controle mais afinado da temperatura do habitáculo.

Isso é possível graças a um pequeno sensor que mede a temperatura do ar externo, e compara com a temperatura no interior do veículo. Com base nessas informações uma central eletrônica aumenta ou diminui a velocidade do ventilador do painel, variando o fluxo de ar para o habitáculo. Somado a isso, um conjunto de motores elétricos aciona as portinholas por onde passa o ar no painel, misturando o ar mais quente ao ar mais frio, num processo conhecido como mix. Assim, é possível controlar a temperatura do ambiente.

Ou seja, a principal vantagem do sistema automático é que basta selecionar a temperatura desejada e esperar que o ar condicionado faz o resto. Portanto, esqueça aquele mexe-mexe nos botões do sistema manual. O sistema automático oferece muito mais comodidade, além, é claro, de deixar o carro com um “ar” mais sofisticado, não é verdade?

Então, se a grana tiver um pouco mais folgada no fim do mês, e você puder optar por um modelo com ar condicionado automático, nem pense duas vezes, vale a pena. Principalmente se for daqueles que tem ajuste de temperatura individual, para motorista e passageiro, aí sim, vale ainda mais a pena, pois acabam as brigas com a patroa, já que as mulheres sentem mais frio que os homens.

Mas lembre-se que o fato de ar automático em nada altera o valor do carro no momento da venda. Nos próximos Posts veremos como esse engenhoso sistema funciona.

Alexandre

Saiba mais sobre o assunto:

3 comentários:

Unknown disse...

VALEU PELA DICA.

OUTRA DUVIDA, QUAL CARRO NACIONAL TEM AR AUTOMATICO E ABS?

Unknown disse...

march sl 1.6

Unknown disse...

Web Site buy replica bags Visit Website high end replica bags my response buy replica bags