domingo, 6 de dezembro de 2009

AO PASSAR POR UMA LOMBADA EM ALTA VELOCIDADE O AIR BAG PODE ACIONAR?



Sempre ouvimos histórias envolvendo Air Bags. Casos em que as bolsas não foram acionadas e até situações onde os airbags disparam espontaneamente. Um das questões que vamos analisar hoje é se um Air Bag pode ser acionado quando passamos, ou melhor, “decolamos” em uma lombada.

Bem, como já sabemos, o Air Bag é o mais eficiente dispositivo de segurança passiva já criado, sendo basicamente constituído por uma bolsa de ar inflada através da expansão de um gás. Um propelente sólido localizado na base do volante entra em ignição através da passagem de uma corrente elétrica gerando um gás a abs de azoto de sódio, que, ao expandir, infla a bolsa em um tempo inferior a 1 segundo, afastando os passageiros do painel e volante, reduzindo assim os riscos de lesão grave.

Mas, para que a Bolsa seja acionada é necessário gerar um elevado valor de desaceleração. O impacto causado pela passagem em um buraco ou lombada, mesmo em alta velocidade, não é o suficiente para acionar o Air Bag, pois a desaceleração deve ser superior a 2g, o que equivale a duas vezes a aceleração da gravidade!! É como se o motorista fosse submetido a uma força equivalente a duas vezes o seu próprio peso. Este nível de desaceleração apenas é obtido no caso de uma colisão.

Além disso, por um motivo de segurança, este dispositivo conta com dois sensores, um inercial e outro eletrônico, no qual a central de comando apenas determina o acionamento da bolsa caso receba a informação dos dois sensores simultaneamente, evitando assim, seu acionamento ao passa por qualquer tipo de irregularidade do solo.

Isso quer dizer que a decolagem em uma lombada não é suficiente para acionar as bolsas de ar. Pode ficar tranqüilo.

Até o próximo Post.

Alexandre

Saiba mais sobre o assunto

5 comentários:

Unknown disse...

Peço desculpa mas tenho apenas uma coisa a comentar:

O airbag pode abrir caso o veiculo toque na lomba.

Ou seja, existe na zona inferior do veiculo uma célula de sobrevivência (mais ou menos atrás do eixo dianteiro), que caso sofra algum toque mais bruto activa os airbags.

Uma pedra solta, uma lomba, uma tampa de esgoto mais alta, pode embater naquela zona e activar os airbags (mesmo a baixa velocidade)

Cumprimentos

Alexandre Costa disse...

Pedro

Obrigado pelo comentário. Você poderia me falar um pouco mais sobre sistema. Aqui no Brasil desconheço tal dispositivo.

Abraço

Alexandre

Anônimo disse...

alexandre meu carro 2015 passou por um buraco a 30 km e travou o carro e em seguida acionou o air bag , agora estao lavando as maos , o fabricante quer me cobrar , ??????????????????

Unknown disse...

replica bags high quality have a peek at this site p7v90n3q55 replica bags joy you could try this out e1s58l2d86 bag replica high quality replica bags manila replica bags philippines additional hints h6s79o1p86 replica bags cheap

Unknown disse...

t6b55u3r47 z7x98v9o84 m3a37c9q58 j8a69n3y68 y9s68d7q83 o8a92d3q83