domingo, 8 de novembro de 2009

VOCÊ CONHECE O RECALL BRANCO?

Esse Post começa com uma pergunta – você conhece o Recall Branco? Não? Bem, pra ser sincero, até escrever esse Post eu não fazia a menor idéia do que se tratava!!

O Recall, como já sabemos, é uma estratégia utilizada por fabricantes para convocar Clientes cujos produtos apresentam algum defeito de fabricação que comprometa a segurança. Já, o Recall Branco, como está sendo divulgado, é quando um produto apresenta um defeito mais não compromete a segurança do usuário. Sendo assim, não há a necessidade de convocação dos proprietários dos veículos em grandes mídias, como exige o Código de Defesa do Consumidor para o caso de Recall. Talvez o termo mais correto fosse “Recall Silencioso” já que os custos com mídia e divulgação é bastante reduzido, assim como não é feito alarde sobre o problema.

A expressão "Recall Branco" parece suavizar a importância desse tipo de ação para o consumidor, mas não se trata de uma ação ilegal, pelo contrário, está totalmente acobertada judicialmente, pois assim como um Recall convencional, é acompanhado de perto pelo Departamento de Proteção e Defesa ao Consumidor, entidade ligada ao Ministério Público Federal, que tem autoridade para instaurar um processo judicial contra o Fabricante caso suas exigências não sejam cumpridas. Trata-se portanto, de uma coisa muito séria.

O termo se tornou mais conhecido, pois recentemente uma grande montadora anunciou o que seria um dos maiores Recalls Brancos do País !!! Isso mesmo, estima-se que mais de 400 mil veículos, fabricados desde 2008 passarão por reparos nas concessionárias da Marca. Tudo isso por conta das especificações do óleo lubrificante utilizado no motor.

Caso fosse lançado um Recall de verdade, o valor do prejuízo, com divulgação na mídia, reparo dos veículos, logística das peças e mão de obra, iria girar em torno de R$ 1 bilhão !!! Mesmo com o susto, a Montadora assumiu a responsabilidade e está convocando os clientes que reclamam de um ruído no motor para fazer os devidos reparos, assim como substituição do lubrificante, e aumento da garantia do motor três para quatro anos.

Portanto, não importa se o Recall é Branco ou não. O direito do Consumidor estará garantido. Isso é o que importa!!

Até o próximo Post.

Alexandre

Para saber mais sobre o assunto:

2 comentários:

Anônimo disse...

The Regional Animal Hospital in Yorba Linda is well equipped to handle
the emergencies. When a patient comes to me
with symptoms of this disorder, I do not respond with mind-dulling medications or invasive techniques.
It is also possible that if CLASS recipients are eventually enrolled in AHCCCS (Arizona's Medicaid program), AHCCCS will benefit financially by receiving a share of the cash payment made by the CLASS program. Michael has done his stint and it should be left to rest. She was not the type to accept poverty and illiteracy without protest.

Also visit my webpage :: Nilson

Anônimo disse...

After application the hair is simply dried, either naturally or using a
drier. Habits die hard and whatever your regime has been in the past, you
do need to have a good look around at what is on offer for different hair types and textures.
The professional hair merchandise of Loreal are effectively
currently being sold all more than the world in about one hundred thirty different countries.



Here is my web page hair products