quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

UM CARRO COM HODÔMETRO DIGITAL É MAIS CONFIÁVEL?


O hodômetro é um dispositivo mecânico cuja função é registrar a distância percorrida pelo veículo em metros e quilômetros. E, por tornar possível a identificação da quilometragem do carro, passou a servir como uma espécie de “ atestado de uso” na hora da revenda.

No sistema convencional, o hodômetro é acionado por um cabo que também é utilizado para acionar o velocímetro. Este cabo conta com uma pequena engrenagem ligada ao diferencial do veículo, que através de uma relação de transmissão, converte cada giro do diferencial em metros, sendo a distância indicada em um mostrador do painel. Pela simplicidade do sistema é possível desconectar o cabo e alterar o mostrador no painel.

Alguns carros com injeção eletrônica possuem um hodômetro digital, onde a informação é mostrada em um display no painel de instrumentos. Neste caso, um sensor montado no diferencia produz sinais elétricos reconhecidos por uma central eletrônica que os converte em dados numéricos indicando a quilometragem.

É importante saber que em alguns veículos com hodômetro digital a informação da quilometragem é registrada no próprio painel de instrumentos, o que facilita a adulteração, pois basta substituir o painel completo. Já os carros mais modernos apresentam recursos bastante confiáveis, pois as informações sobre a quilometragem do veículo ficam armazenadas em uma memória na própria central de injeção eletrônica, o que impede qualquer tipo de fraude.

Até o próximo Post

Alexandre


Dicas AutoServiço

  • Adulterar o hodômetro de um veículo é considerado crime.
  • Hodômetros analógicos não são confiáveis por serem adulterados com facilidade.
  • Hodômetros digitais modernos registram a quilometragem real na central de injeção.