quinta-feira, 11 de setembro de 2008

O QUE SIGNIFICA A SIGLA DOT 3 PRESENTE NO FLUIDO DE FREIO?


O sistema de freios de um automóvel utiliza um fluido cuja função é transmitir o movimento do pedal às pinças de freio, além de ampliar a força aplicada pelo motorista. Esse fluido é incorretamente chamado de óleo, já que sua composição química, à base de Etilenoglicol, torna-o mais próximo de um álcool.

Parte do calor gerado pelo sistema de freios é transferido ao fluido, elevando sua temperatura. Por isso, é muito Importante evitar que o fluido atinja uma temperatura limite acima do qual ocorre a mudança de estado físico, formando bolhas. Em condições de frenagens bruscas, as bolhas implodem, resultando na perda da capacidade de frenagem.

Esse tipo de fluido é regulamentado pela Norma internacional do Departamento de Transportes
Americano, ou Department of Trasnportation, daí o termo DOT. Essa sigla é acompanhada por uma numeração, que nos veículos atuais, varia de 3 a 5, classificando o fluido em função da temperatura de ebulição. Dessa forma, um fluido de freio classificado como DOT 3 apresenta uma temperatura de ebulição de 205° C, enquanto que o DOT suporta até 230° C. O fluido DOT5 recorre ao uso de silicone de modo a suportar temperaturas superiores a 250°C.

É importante respeitar a classificação do fluido de acordo com o especificado no Manual do proprietário. É possível utilizar um fluido com classificação DOT superior, mas nunca inferior. Ou seja, pode-se utilizar um fluido DOT 4 em um veículo que utiliza DOT 3. Porém, utilizar um DOT 3 onde é exigido o de classificação DOT 4 torna-se perigoso por comprometer a segurança.

Até o próximo Post

Alexandre

Dicas AutoServiço
  • O Fluido de freio absorve umidade. Por isso, mantenha o reservatório sempre bem fechado.
  • Substitua o Fluido de freio ao menos 01 vez por ano.
  • Respeite classificação DOT do fluido de freio.