segunda-feira, 8 de setembro de 2008

O QUE É AQUAPLANAGEM?


A Aquaplanagem ou Aquaplaning é o resultado da formação de uma película de água sobre a superfície da pista, localizando-se entre o pneu e o solo. A água, por ser um fluido incompressível, mantém uma fina camada sob o pneu, reduzindo o contato do veículo com a pista.


A Aquaplanagem é percebida quando as marcas dos pneus sobre a película de água desaparecem, indicando que o que o veículo não está em contato com o solo. Neste momento, o recomendado é retirar levemente o pé do acelerador e segurar o volante firmemente, sem realizar mudanças bruscas de direção, evitando ainda, pisar no freio. Qualquer mudança de trajetória pode levar à perda de controle do veículo.

Os principais fatores para a ocorrência da aquaplanagem são a velocidade do veículo e o estado dos pneus. Ou seja, quanto maior a velocidade, maior a dificuldade de drenar a água presente na pista, aumentando a espessura da lâmina d´água sob o pneu.

E, quanto mais desgastado os pneus, menor o volume de água escoado a cada rotação do pneu. Sendo assim, ao perceber a presença de poças de água á sua frente, reduza a velocidade e mantenha, sempre, os pneus em bom estado, reduzindo assim, a deficiência de eliminação da água pelos sulcos do pneu.

Até o próximo Post.

Alexandre

Dicas AutoServiço
  • Mantenha os pneus com no mínimo 1,6mm de profundidade dos sulcos.
  • Reduza a velocidade antes de atravessar um trecho alagado.
  • Durante uma chuva olhe pelo retrovisor. O rastro dos pneus deve estar visível.

Um comentário:

smuta disse...

hop over to this web-site useful link read you could look here click this over here now next